Apresento minha cidade São José do Norte

Apresento minha cidade São José do Norte
Apresento minha cidade São José do Norte

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Conhecendo o Dr João Landell


Dr João Landell- Exemplo de caridade e benevolência


Seu pai era de origem inglesa. João Landell nasceu no Brasil, na cidade de  Porto Alegre, em 1825. Seguiu para a Europa 17 anos depois. Lá formou-se médico e regressou ao Brasil em 1855 para exercer a medicina. Pouco tempo depois que chegou a Vila de São José do Norte, deparou-se com os primeiros casos de cólera, então passou a prestar serviços gratuitos. A maior parte de sua vida, ele trabalhou por caridade.
Depois de mais de quarenta anos de dedicação a caridade oferecendo seus serviços pela medicina, não possuía nenhum bem, vivia com auxílio de "alguns amigos do Norte".
Exerceu ainda cargos como : alferes, conselheiro e intendente em São José do Norte (o primeiro do município). Trabalhou também em Rio Grande na enfermaria militar e Escola de Aprendizes de Marinheiro, então, como prêmio, recebeu do Governo Imperial o hábito da Ordem de Cristo.
Foi ele, ainda, juntamente com outros, fundador da Loja Maçônica São José do Norte.
Faleceu em 14 de julho de 1901, na cidade de Rio Grande, mas seu sepultamento foi em São José do Norte.

Fonte: Material cedido pelo Presidente do Bairro.

2 comentários:

  1. Escrevo a historia de Mostardas, gostaria de saber o nome dos pais, esposa, filhos e netos de João Landell, pois foi homenageado com o nome em uma escola em 1974. e outra sinformações que eu possa colocar em uma pequena biografia junto a escola.sou marisa oliveira guedes e tenho um blog chamado marisa guedes historiadora. Obrigada

    ResponderExcluir